domingo, 20 de agosto de 2023

O QUE ERA O GENERAL ALEMÃO?????


 Eu não sei....
Na verdade eu nunca sei de muita coisa....eu apenas sinto!

Dia 261!
Dia 241
Faltam 73 dias!!!!

Agora a pouco acho que desvendei um mistério...
Quando era ainda aluno do CEFET-PA meu saudoso amigo João Paulo, num dia muito quente igual hoje começou a falar em alemão, mas ele não sabia falar alemão....
Mas numa mistura de português e alemão fui apresentado ao Eisenhower!
Era um general alemão que era herdeiro de uma família da Prússia que sempre teve um membro na alta patente militar daquele lugar mesmo antes de a Alemanha ser o que é hoje. Eisenhower era general da segunda guerra, de marinha e só viu Hitler umas duas vezes e falava com uma propriedade sobre her Führer só em 2014 quando meus estudos sobre o regime ficaram mais profundos e viraram minha monografia!
Eisenhower falava comigo semanalmente e poucas vezes se deixou sair na frente de outras pessoas e só eu e a Tita sabíamos que ele era quem tava no controle. Era discreto e sutil e às vezes se fazia presente por um gesto ou quando acendia um cigarro....
João nunca fumou, não gostava!
Me chamava de Endrrrrrrreeeessy!
Ela de Titáááá!
Uma quinta de 2001, ficou conosco de 8 da manhã e passou o dia conosco. Queria conhecer Belém. Tita morava em Belém e conhecia melhor que eu....mas fomos juntos, passando um dia todo lhe contando histórias.....
Bebemos, rimos e Eisenhower saiu exatamente às 20 horas, quando já estávamos eu e ele dormindo na casa do João!
Estou contanto isso porque pode ser que as cobranças sobre o João tenham desencadeado a chegada de Her General e ele passou a ser quem o João não conseguia: dono da própria vida!
Isso me ocorre agora e fics mais claro ao ver essa reportagem sobre o Transtorno disociativo de identidade - TDI para os íntimos - e sendo assim me lembro que Eisenhower, que já havia visto os horrores da guerra, dizia que João era fraco e talvez tenha tomado por ele a decisão de não viver ou conviver com aquela casca da qual era obrigado a viver e a ouvir sua "parte mais frágil" e decidiu naquela manhã pular daquela janela.....
Agora me parece isso, mas a verdade, essa é uma dessas que nunca vou saber!!!!!

Eu acordo quando começo a sonhar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário