terça-feira, 27 de dezembro de 2022

O VERNIZ DO COTIDIANO!


 Eu não sei....
Na verdade eu nunca sei de muita coisa...eu apenas sinto!

Relações humanas é foda!

De certo, quando Baumman falava de modernidade líquida, ele também fala sobre como as relações já naquele tempo, que para nós hoje é um passado de meio tempo, eram já lá muito voláteis. Trocamos de pessoas como trocamos de canal na televisão e sem nos percebermos, somos cada vais menos dados a solucionar crises e discordâncias e mais chegados a simplesmente substituir.

Hoje eu terminei de envernizar os móveis que eu havia postergado por anos de fazê-lo e nesse exercício de fazer esse trabalho doméstico eu me pus a refletir sobre como os móveis ganharam outra vida depois que lhes passei o verniz. Eu já sabia que ficaram bons, pois eu já tinha feito a mesma coisa nas portas da casa e dava pra perceber que dentro de uma boa ótica, tudo iria ficar bom.

Foi aí que me veio o insight de que as relações humanas são esse móveis: são construídas e com o tempo, seja pelo cotidiano, seja pela maneira como cada um enxerga a vida, vão perdendo a cor, o brilho e beleza. Muitas vezes só precisamos de verniz, que nada mais é do que compreensão, sororidade, afeto, escura, acolhimento e diálogo para que tudo que não estava mais brilhando pudesse voltar a ser belo de novo. 

Eu lamento muito que o tempo que existimos hoje faça que as pessoas prefiram descartar e trocar ao invés de consertar e preservar, mas assim como móveis podem durar para sempre se bem cuidado e envernizados, relações humanas, seja com seus pais, irmãos, amores ou seja lá o que for, se usarmos o verniz certo, também podem durar talvez para sempre, dependendo de como vamos cuidar.

O budismo shao lin nos faz ver verdades nas tarefas mais simples da vida e essa do verniz deve ter algo parecido entre eles. eu prendi hoje!

Eu acordo, quando começo a sonhar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário