sábado, 7 de março de 2015

TODAS AS MULHERES DA MINHA VIDA: Episódio mãe!



É, eu sei que falei que não ia escrever muito por aqui, mas a ocasião pede, pois há poucas horas do dia 08 de março, dia internacional da mulher, eu quis vir aqui hoje, falar sobre uma delas, que de fato quem lê esse blog sabe que não costumo falar muito dela, mas depois de ontem, eu resolvi que já era hora de fazer isso.

Mas antes dela eu queria lembrar de outras duas que não estão mais aqui. Mamãe Bené e tia Maria fazem uma falta enorme e não tem como negar isso, pois é fato que a saudade sempre vai haver, mas a vida deve seguir e a melhor maneira de honrar a memória delas é seguir em diante e realizar aquilo que puder realizar.
Tem as minhas tias e as minhas amigas, professoras...enfim muitas mulheres a citar mas nem é o foco dessa postagem. É claro que não poderia deixar de falar da mulher que é a mulher da minha vida hoje e vai ser para sempre...Eliete tem sido benção para a minha vida como foi prometido e o amor dela me fez alguém muito melhor do que eu jamais sonhei ser, e ao falar essa semana dela para a Najla, eu vi o quento fui mudado por ela em tudo e hoje sou incrivelmente mais feliz por ter ela ao meu lado....é inevitável te dizer o quanto te amo minha tigresa...

Pois bem, ditas essas coisas, queria realmente falar da mamãe....
Todo mundo sabe que na contra-mão da lógica de que os meninos são mais apegados a mãe, eu acabei apegado mesmo ao meu pai. Essa relação com ele teve seus abalos que poderiam ter tornado em pó a minha admiração e respeito por ele, mas foi só ele ficar frágil que eu corri para ele e deixei tudo de lado em nome desse amor que tenho por ele.
Mamãe sempre teve o jeito dela de fazer as coisas. Ela sempre teve esse rei na barriga, essa coisa meio Roxelle (de everybody hates Cris), de achar que só a opinião dela vale ou tem maior peso, na verdade acho que ela tem um quê de Nicolas Fury (Avengers), pois ela é do tipo que mata milhões para salvar bilhões.
O que eu quero dizer é que ela não liga muito se vc está feliz com alguma coisa ou situação, se isso for te dar algo maior lá na frente. Acho que a maioria dos filhos deve saber o que quero dizer mesmo que não seja muito claro. Eu sei, essa postagem pode estar parecendo meio absurda quando é feita para homenagear ela no dia das mulheres, mas me deem um pouco mais de tempo.
Bom como todos nós ela tem seus defeitos, esses que já até citei alguns aqui e é bom que todo mundo saiba por que é assim que as pessoas são. Às vezes somos assim: fazemos coisas erradas querendo acertar e querendo acertar acabamos mesmo fazendo coisas que nos fazer sofrer e arrepender de ter feito, e com ela mesmo sem ter a menor certeza se ela se arrepende ou não, o que conta aqui é que ela chegou até o que eu vi ontem.

A nossa relação nunca foi tão boa quanto é hoje, e se eu fosse escrever isso há uns dez anos atrás era fatal mesmo que eu nem me desse ao trabalho de escrever. Não esqueço das brigas e ralhos que eu sei que foram idiotas por causa de uma casa que não varri ou de uma louça que não sequei e a mania exagerada e compulsiva de limpeza que ela tinha e que me faz hoje ter um troço se a casa não for varrida no domingo. Impossível esquecer dos inúmeros constrangimentos na frente de amigos por ela achar que eles eram pessoas ruins e tantas outras neuras dela que me deixaram feridas ou mazelas que hoje consigo administrar, graças a o bom Deus que não me deixou sair da linha.
Mas as mudanças são assim...processos lentos que nos atingem e não nos perguntam se os queremos ou se queremos adiar para um outro tempo e no tempo que ela descobriu que o papai era infiel, mesmo não entendendo muito os detalhes dessa história na época eu passei a olhar para ela com mais cuidado.

Eu vi um gigante se desfazer, e toda aquela pessoa idiotamente inflexível e desagradável se desconstruiu. Tem um jargão que diz que deus às vezes precisa quebrar o vazo velho para fazem um odre novo e só depois colocar o bom vinho nele. Isso é a definição perfeita do que ela passou. Ela não admite, mas ela sabe que muitas e muitas vezes depois da separação consumada, que ela exagerou na bebida, na busca por uma resposta que ninguém tinha a não ser o papai e que ela mesmo repetindo o mesmo mantra de que o casamento não deu certo e coisas do tipo, que ela não saia com ele e que sempre escolhia não sair mesmo coma vovó aqui cuidando da gente, sei que na verdade não foi só isso, mas uns 99% foi por conta dele não ter resistido a um rabo de saia e diga-se que é um horrível rabo de saia que nem nascendo de novo vai superar a beleza da minha mãe.

Mas enfim, eu vi ela se desmontar atrás de respostas e foram tempos onde tudo era razão de brigas e não havia muito o que fazer, a não ser torcer para a tempestade passar logo. Não passamos fome, mas apertamos o cinto legal para sobreviver, e muito disso foi por ela mesmo em crise não ter parado de correr atrás para a gente não ter que sofrer. Foram tempos de grana curta, moedinhas e economias como nunca e e de ficar olhando e só olhando sem poder ter. Todos fomos afetados pela separação e se tem um mito que foi quebrado foi esse de que só filhos pequenos sofrem quando há separação. Uns criaram ilusões de que dava pra consertar o que não tinha jeito, outros ficaram tentando dar um jeito de sair do inferno que essa casa tinha virado, outros ficaram como que se o tempo estivesse aprisionados todos e todos se perderam. Uns mais cedo se reencontraram e outros não tão cedo.

Mas o tempo passou e ela foi mudando....trabalho ajuda a curar todo tipo de dor, e hoje eu sei que sim. As vidas aqui começaram a se ajeitar e a família mesmo de um jeito estranho voltou a ter laços. Não houve reconciliação entre eles, mas aquele tal respeito que parecia nunca ter existido deu o ar de sua graça e a vida seguir. Rimos juntos, choramos juntos e mesmo em casas separadas os dois voltaram a ser aquilo que foram um dia...Um pai e uma mãe. Ela ficou forte, mais guerreira do que nunca, batalhou e muito do que temos hoje é fruto dela correr atrás e se tem razões para eu ter orgulho dela é isso....ela nunca desistiu, mesmo quando pareceu que ela tinha feito isso.
A igreja mesmo com suas tensões e broncas tem feito ela melhor, embora eu não saiba que profundidade e hoje ela não é mais sombra daquela mulher abandonada que não sabia para onde ir, pois ficou mais forte e apesar de tudo não deixa de confiar com fé que as coisas vão sempre melhorar.

Enfim...tudo isso foi para dizer que me orgulho de quem ela se tornou....ela não ficou perfeita nem vai ficar por que ela é como eu e vcs: humana e ainda vamos discutir sim por muita coisa por que eu penso e sou de uma geração diferente da dela e não vou repetir muito do que ela me fez passar, mas sei também que vou repetir todo aquele ensinamento de ser honesto e batalhador e sei que as minhas futuras filhas vão ter muito orgulho da minha mãe.
Então como forma de homenagear as mulheres mesmo que de forma antecipada, eu escolhi hoje usar ela como exemplo....pode ser que vc identifique sua mãe nisso, mas no fim mãe é isso: erros acertos, sorriso e lágrimas, mas sempre ela vai estar com vc, por onde for, mesmo que ela mesma não possa ir.
À todas as mulheres....parabéns pelo seu dia! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário