quinta-feira, 23 de fevereiro de 2023

DE POUCO EM POUCO: PARA QUEM TÁ DEPRIMIDO, TODAS AS VITÓRIAS SÃO MÁGICAS!


 Eu não sei...
Na verdade eu nunca sei de muita coisa...eu apenas sinto!

Estamos vivendo o dia 114 ainda!
Logo ainda é o dia 64!

Madrugada de domingo para segunda de carnaval, estávamos repercutindo um caso de intolerância religiosa no BBB23. O participante Cristian comentava com seus colegas de confinamento sobre seu medo ao ver o também confinado Fred Nicácio, médico e influencer estar segundo ele "parado em sua frente no quarto escuro. Minutos antes Fred estava rezando no mesmo momento outros dois participantes, Key Alves e Gustavo também estavam a rezar. 
Vocês podem se perguntar o que isso tem de estranho e eu já digo a todos. Key, Gustavo e Cristian são Brancos Cis e Fred é gay - eu prefiro mesmo dizer pessoa homoafetiva, mas tenho aprendido que posso usar o termo gay -, e assumidamente praticante de culto afro-religioso que ele denominou "Culto de Yfá".
Como fervoroso praticante de sua matriz religiosa Fred diz frases relativas a sua fé. Muitas delas são ditas em Yorubano, como "Kaô cabecilê" que é uma saudação para Xangô e que é tão comum para quem pratica religiões de matrizes africanas como um evangélico dizer "tá amarado" ou "oh glória".

Na madrugada, Fred teve dificuldades para dormir por conta de dores em seu braço direito. Ele saiu do quarto fundo do mar, foi ao banheiro e entrou no confessionário para pedir um analgésico e retornou para o quarto onde tentava dormir. Para quem acompanha o pai-per-view, sabe que só podemos ver o que acontece nos quartos durante a noite por causa das câmeras de visão noturna. Ao retornar Fred não enxergava nada e andando com muito cuidado para não tropeçar em alguma mala e acordar outras pessoas além de se machucar ele andou lentamente pelo quarto até poder se orientar. 

Cristian acordado achou que Fred estava a lhe rogar uma "praga" ou a lhe desejar algum mal e segundo este sentiu medo e era sobre esse medo impregnado de preconceito de cor e de credo que ele reportava o acontecido para seus colegas de confinamento. Como resultado a repercussão fora casa, nas redes sociais foi enorme e naquela mesma noite o apresentador do programa usou de uma estratégia para expor e falar sobre intolerância religiosa, o que pareceu até ter constrangido os autores, mas não os impediu de continuar o show de horrores de racismo religioso. 

Nessa madrugada o Muka abriu seu tradicional space - modalidade de conversas ao vivo do twitter -, n e nem pensava em uma edição extraordinário, uma vez que estava curtindo o carnaval e não havia um plano de abrir um space naquela noite. Muka, o Murilo é jornalista e pouco mais de um ano começou a abrir spaces para falar do BBB, comentando o que acontece no reallity global e como ele mesmo disse foi algo despretencioso, pois ele já tem uma carreira consolidada como jornalista há muitos anos e essa aposta deu tão certo que não é raro que todo dia quando ele abre um espaço esse seja o mais ouvido do mundo dentro do twitter. Foi assim por exemplo quando ele passou o ano de 2022 todo abrindo espaços diários, às vezes dois por dia para falar de política e foi uma voz junto com os seus oradores comentaristas, importantíssimos contra a extrema direita desse país.

Para que acha que BBB é alienação e diversão está certo, mas é muito mais que isso. Quem frequenta os espaço que o Muka abre vai ver que ali discutem-se temas como violência doméstica, abuso, assédio, intolerância religiosa, racismo e que muitos sociólogos, jornalistas, professores e dezenas de profissionais afins vão ali dar explicações sobre as polêmicas do momento no jogo e que vão para além dele. Recomendo que vcs passem por lá. Agora está sempre sendo depois do BBB, mas as vezes ele abre um space do nada pra comentar sobre política dependendo do que acontece nos bastidores do poder.

Vale ir até lá...

Bom, eu frequento os spaces do Muka desde o primeiro, que foi um tanto depois de perder meu pai. Perder ele foi muito duro e eu não havia me tocado que até hoje eu não superei. Eu ACHAVA que tinha superado de alguma forma porque eu tinha ela comigo e o amor que ela me dava me preenchia e eu ficava bem, mas ao ser chutado da vida dela, percebi que não tava bem resolvido com isso ainda. Não sei quando vou estar! Mas era mais fácil com ela perto. Inclusive, saudades! Muitas mesmo!

Bom, eu fiz minha primeira fala num space num dia bem triste: quando a Rússia invadiu a Ucrânia e se for contar, acho que de lá pra cá eu fiz umas seis ou sete participações como orador. Algumas muito rápidas e logo era recolocado na posição de ouvinte. O space é muito disputado. Às vezes vc fala numa noite e pode chagar a um mês sem falar. 

Mas na madrugada de segunda para terça eu pude falar e fiz uma intervenção que me cabia por conta do meu lugar de fala como cientista da religião. Foi legal. Eis que na noite de terça fiz outra fala e quando achei que desceria para os ouvintes de novo, Muka me pede para ficar mais um pouco e já no fim do space ele fala de público que eu estava sendo convidado a fazer parte do time de analistas do space dele por conta da pertinência das minhas falas e isso me deixou paralisado e feliz, porque eu nunca imaginei que isso aconteceria. 

Para muitas pessoas pode não ser importante, mas pra mim é muito, porque o Muka é um jornalista muito sério e se vc for conhecer ele mais a fundo vai ver que é um ser humano incrível. Não só ele, mas  Bárbara - de quem um dia quero e vou falar aqui - , Jejê Cricri, Dieguinho e todos os outros oradores e muitas pessoas que sobem pra falar hoje são amigos queridos que tem me dado suporte nos dias maus, que tem sido muitos. Então pra mim, poder falar não só dos aspectos religiosos e sociais do BBB, mas da política e sociedade para milhares de pessoas através do Space do Muka é uma hora e um prazer. E quem sabe ao falar eu não ajude outras pessoas como eu fui e estou sendo ajudado. Pois isso sou eu, sempre quis ajudar e agora quem sabe eu não possa fazer isso?

Então essa vitória é importante por estar perto de pessoas tão lindas por dentro e por fora! Obrigado Muka pela confiança e saiba que vou honrar isso sempre! Vc tem meu amor e minha gratidão! Seguimos fortes e juntos pela entretenimento e a democracia!

Eu acordo quando começo a sonhar!!!
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário