sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

O PREÇO DE SERVIR A PÁTRIA: Um ensaio sobre meu héroi favorito...Jack Bauer



Para mim ele é um héroi sem medalha....

Foram 8 anos vendo, estudando e traçando perfis sobre o personagem Jack Bauer...

Inserido na série de tv americana "24 hours" (24 horas), exibido no canal fox até ao ano passado e na rede globo de televisão esse ano, Temos a história mais interessante que já existiu em termos de séries e acredito que também será um dois meus dois grandes desafios quando escrevo sobre pessoas ou coisas.

Jack Bauer foi soldado das forças especiais do exército americano e definitivamente é uma legião de soldados num só homem. Bauer Começa a temporada um da série e não sabemos ao certo qual a sua idade e nem como ele chegou a se tornar agente da CTU (counter terrorism unit...livre tradução para unidade de contra terrorismo), e ele parece em princípio ser alguém que tem um emprego e coisas normais. A série conta um dia na vida dele e cada capitulo dura uma horae cada temporada tem logicamente 24 episódios e tudo acontece em tempo real, que foi uma revolução nas séries de tv de oito anos atrás.
Em oito temporadas Bauer, já lutou contra armas quimicas, atentados terroristas, sequestros de chefes de estado, conspirações para assasssinar presidentes, presidentes bandidos e guerras civis de outros países e perdeu uma enorme quantidade de amigos nesse processo e tudo isso por querer defender e manter firme e seguro o país em que vive, chegando a perder entre outras pessoas por puro dever de proteger a pátria a esposa Terry Bauer, duas namoradas Renê Walker e outra que não me recordo o nome e até o respeito e amor da filha Kim.
Um homem que não tinha mais vida...por entregar a mesma para o serviço de ser um soldado pronto para lutar contra as ameaças da nação...sendo torturado na China e sendo realmente uma espécie de mártir que impressiona pela coragem de não desistir e de ter esse objetivo condutor tão forte que nada poderia parar sua missão.
Daí que vem aparte realmente curiosa...Na temporada oito...a última...Bauer tenta deter uma bomba no país e até consegue, mas não consegue impedir a morte do Presidente da IRK, país islâmico ficitício criado para a série, Omar Hassam que etá nos estados unidos para assinar um acordo de paz junto com a Rússia. Mas nem tudo são derrotas, pois Bauer finalmente assume seu amor por Walker e quando tudo parecia bem ele é morta por um russo que a reconheceu e por medo de ela o ter reconhecido, resolve a matar. Aí começa a mistura de dever com vingança...dever por que ele descobre que o presidente da russia ajudou os rebeldes da IRK a matar Hassam e que a presidente Helisson Taylor sabia de tudo e não quis revelar nada para não perder o acordo de paz, e vingança por que ele ao perder Renê Walker resolve julgar e punir com a morte todos os envolvidos.
Bauer ter mina a série fugitivo, marginalizado e sozinho....tudo pelo país que jurou proteger e que não soubre proteger o pobre e corajoso Jack.
O mundo está mudando e muito não poderão ver.
É assim o tempo todo...
E fica registrado nos diários de profeta!

Nenhum comentário:

Postar um comentário