domingo, 14 de julho de 2024

LIÇÕES DE SERIADOS MÉDICOS.


 Eu não sei....
Na verdade eu nunca sei de muita coisa. Eu apenas sinto!

Dia 604!
Dia 574!

O primeiro seriado médico que vi na vida foi 'ER Plantão Médico'. Foi o primeiro enlatado estadunidense que a globo nos trouxe ainda bem no início dos anos 90.

Depois, com o advento de 'Greys Anatomy' outras séries vieram: Chicago Med, Hospital New Amsterdã, The Good Doctor, House entre outras que podemos ver na 'revolução das TVs por assinatura' e que depois migraram para a programação aberta.

Médicos são frios, gelados....

Eu sempre os julgava mal, uma vez que eles pareciam não sentir nada, pois eram 'programados' pra isso. Parte de uma longa rede que começa neles e acaba no coveiro que fecha o lugar onde todos vamos jazer.

Dois eventos mudaram minha percepção: o primeiro foi quando vi o cirurgião do meu pai sair da sala de cirurgia depois de ficar trabalhando na coluna dele por 5h30min num sábado pela manhã, a se apoiar nas paredes do hospital. 

A segunda foi no dia que meu pai morreu. Diante dos meus olhos, meu irmã não soltou uma lágrima sequer. Ele eu só tinha visto chorar duas vezes até ali e o meu pai, eu só vi ele chorar quando a vovó Maria se foi. Ele nem morava mais aqui, o Marcos tava em fortaleza e ele veio pegar o carro do Marcos emprestado.

Mas a segunda foi justamente no dia que o papai morreu. Quando o Marcos contou pra ele e naquele momento estávamos nos quatro, originais dessa família, a Larissa saiu pra cozinha e enquanto bebia água chorava como se fosse o pai dela a ter morrido. Acho que bem ali ela pensou que um ano antes quase ela tava brigada com o pai e a reconciliação se deu justamente no ano que a Lara nasceu, um mês antes do dias dos pais de 2019, esse mesmo que a Lene escolheu viajar e não estar com o papai e ela nem teve outro. Acho que a Larissa pensou que poderia ter sido o pai dela, que ele poderia estar morto e eles poderiam estar brigados.

O choro do Marcos veio só no fim daquele dia, sob uma chuva que caia. Ele que recebeu o pior trabalho. Ele que teve que reconhecer o corpo, providenciar o enterro, ele tava lá naquela noite de de chuva que começava, sob luzes de farol de moto. Papai foi sepultado em menos de 5 minutos, todos olhando de longe....

Então eu acho que os médicos devem sofrer mais que a gente pq eles estudam  muito e às vezes não conseguem salvar ninguém....

Deve ser uma sensação de impotência grande....

Mas o que eu vejo nesse seriados é que no fim somos todos humanos e perdemos muito tempo odiando, sendo orgulhosos, não reconhecendo nossos erros, não procurando consertar o que fazemos de errado, não nos desculpando....

Nossa vida é breve e pode ser que não tenhamos tempo de retomar o amor que abandonamos por tomarmos decisões erradas, afogados em orgulho deixamos de viver coisas boas e pode ser que amanhã, num exame de rotina se descubra que não há mais tempo. 

Nos calamos ao invés de dizer que amamos....
O relógio que marca nosso tempo de vida já começou e não pq alguém tem 4 anos que vai viver noventa. Não sabemos nada, não temos como saber, então amar é o que precisa ser feito.

Voltar pro ponto onde a gente foi feliz e que deixou por ouvir as vozes erradas não é fraqueza, mas sim inteligente, pois viver sentindo saudade é como morrer estando vivo. 
Eu sei bem...

Tentem ser felizes e sempre deixem as pessoa que vcs amar com o melhor de vcs...

Pode ser o último dia dela.....
Ou o seu!




Nenhum comentário:

Postar um comentário