quarta-feira, 22 de março de 2023

TALVEZ NO FIM, TUDO QUE NÓS TEM É NÓS: Ou aquilo que só gente como eu sabe e sente!


 Eu não sei...
Na verdade, eu nunca sei de muita coisa...eu apenas sinto!!!

Hoje é o dia 131!
Hoje é o dia 91!

Todo mundo sabe que o BBB23 se racializou. O racismo estrutural dentro do reality da Globo, sempre existiu e dentro do lugar no tempo em que cada edição se deu, o tema rendeu e também foi solenemente ignorado!

No BBB19, várias pessoas pretas, que eram militantes em suas vidas normais fora do programa, ao sinalizar que havia racismo estrutural dentro da edição, foram sendo eliminados e taxados de militantes chatos e o mundo seguiu seu rumo normal. Mas ai, tanto a emissora quanto o mercado já haviam pegado um filão para ganhar seus reais e dólares.
No BBB20, Babu Santana sofreu racismo de muitas formas e no fim, o público, a essa altura mais "conscientizado" que alto de errado não estava certo, deu o prêmio para Telma Assis, médica que não pelo seu jogo, mas como um tipo de reparação histórica, apesar de sua fala sobre matar Babu sufocado - Babu roncava e quase não dormia no quarto por isso - acabou sendo a vencedora da edição!
No BBB21, o pacto da branquitude fez participantes como Lumena e Carol Conká, além de Camila de Luca irem contra um dos seus, no caso Lucas Penteado, que sob pressão, desistiu do programa e no fim a edição foi vencida por uma mulher branca, que hoje goza de uma milícia digital podre!
No BBB22, quem venceu foi um homem branco cis-gênero que passou o recado que os brancos podem tudo e os pretos são desprezíveis. 
Ai, nesta edição, vemos o pacto da branquitude veio para escancara racismo estrutural, religioso e por ai vai...

Mas o que acontece no programa, acontece aqui fora, comigo e com  todos os homens e mulheres pretas e por mais que hajam homens e mulheres brancos, eles nunca saberão o que é ser seguido nas lojas por que vc é um ladrão em potencial, que se vc tá andando na rua de bermuda e chinelos, os brancos mudam de calçada. Que numa paquera a mulher branca sempre vai escolher o homem branco e não o preto, que o preto vai ser deixado por outro branco e por ai vai...
Eu me recordo que um dia correndo num domingo pela manhã, passei perto de um casal e a mulher teve um surto e quase chamou a polícia pra mim. O marido dela, percebendo a merda e a minha cara de susto pediu desculpas e deu um coió na mulher. E isso acontece comigo quase todo dia e isso é muito de fuder!!!!

Eu sou uma pessoa preta e no meu sangue corre o sangue dos reis e rainhas de África, e a minha ancestralidade é o espírito de cada preto que fugiu da casa grande para o quilombo, que morreu pra  salvar uma criança preta, que apanhou no tronco, mas não se rendeu. Eu tenho orgulho de quem sou e de quem vou ser. 

Acho que no fim das contas, tudo que nós tem é nós....

Hoje na volta da minha corrida, mas ou menos na altura do formosa eu senti o cheiro dela, olhei para o lado, não a vi...deve ter sido impressão! Correu tudo bem, cansaço de sempre...

Eu acordo quando começo a sonhar!   

Nenhum comentário:

Postar um comentário