quarta-feira, 28 de dezembro de 2022

DIÁRIO DA PRISÃO SEM MUROS: nunca perder de vista aquilo que nos faz ser quem somos!


 Eu não sei...
Na verdade eu nunca sei de muita coisa...eu apenas sinto!

Viver é uma eterna construção de tornar-se alguém melhor.

Já fazia um bom tempo que eu me dividia entre ficar deitado na cama vivendo meu luto e vir até o pc pra estudar. Fazia muito tempo que eu não parava de fato em frente a televisão para ver algo desde o fim da Copa do Mundo. Muitas coisas perderam a graça nesse tempo ruim que eu vivo. 

Sabem, essa semana tinha muito para ser mais escrota, mas eu percebi que desde que voltei a escrever por aqui, que tenho conseguido mais ciclos de sono, tenho estado mais disposto a fazer outras coisas, mas isso é assunto pra um outro post. O que importa é que eu, sabedor de quem eu sou, das coisas que acredito, passei a viver um pouco menos magoado nessa semana. 

Bem verdade que, não tenho como me isolar do mundo e hoje li um print de uma pessoa que um amigo meu me mandou. Dizia: "Deve ser horrível a vida de quem não consegue entender que ciclos começam e terminam"

Coincidência ou não, indireta ou não, descobri duas coisas a respeito disso: que meu coração está limpo de qualquer sentimento ruim ou desejo de debochar de quem quer que seja. Quem tá feliz não perde tempo com indiretas e deboches; e que, um ciclo que encerra pode ter vários motivos e se ele se encerra com mentiras e infidelidade é um fim difícil pra quem foi honesto, mas ele se encerra sim, de forma errada e feia, mas se acaba!

E isso não é indireta pra ninguém, é só uma constatação de fato de coisas que acontecem por ai o tempo todo e pode inclusive estar se dando agora mesmo!

Eu sentei pra ver uma parte da novela das 19h da Globo e lá mostrava uma personagem abusiva, escroto, potencialmente psicótico que em todos os relacionamentos que teve na trama, mostrou-se controlador, ciumento e violento. Nesse episódio ele sequestrava a sua ex-namorada no instant moment que ela se dirigia para o seu próprio casamento e entre falas e devaneios dele, esse homem se mostrou incapaz de perceber que esse ciclo pra ele já havia acabado por ele ser alguém que não tem a instabilidade emocional para relacionar-se com quem quer que seja.  

Nas novelas globais, assim como nessa, a mocinha consegue fugir e se casa com o seu amado, porém na vida real, muitas vezes não existe o "happy end" e em muitos casos, fica uma família enlutada.

Se quem viu aquela sequência de cenas e falas da personagem Renan e não se sentiu minimamente desconfortável precisa urgentemente rever sua forma de ver essa situação. Um homem louco, capaz de cometer um crime dessa natureza em nome do amor, precisa mesmo de tratamento psiquiátrico urgente. É inegavelmente patológico!

Tá cheio de Renan por aí....

A mulherada quase nunca percebe até aquele primeiro apertão no braço, aquela voz mais alterada, aquele ato de puro destempero emocional...

Ciclos terminam? Sim. Eles terminam pra findarem-se de vez,, terminam pra depois de um hiato serem retomados como Lexa e Guimê, acabam e podem nunca mais voltar ou podem acabar e depois que ambos evoluírem, retomar de onde parou. Tudo isso é possível, mas o que não é aceitável é vc cometer atos criminosos como sequestro e homicídio em nome de um sentimento que é bonito pra quem tem a sorte de recebê-lo.

Eu fiquei pensando sobre isso, sobre essa fase da minha vida e lembrei que eu fui ameaçado, humilhado e um monte de outras coisas que prefiro guardar pra mim, por que como já disse aqui em outra postagem, escolhi pela minha paz, porém eu, apesar de tudo que houve e como houve, não cometi nenhum crime. Eu senti o fim do ciclo e ainda o sinto, mas me orgulho de saber que os ossos do meu velho pai e de todos que vieram antes de mim não estão revirados nas suas covas e sepulturas por eu ter me desviado dos ensinamentos que eu recebi. 

Tive algumas mulheres na vida que deixaram sua passagem marcada de forma negativa na minha vida, mas absolutamente nenhuma delas pode dizer que recebeu um único grito meu, que não foram amadas e cuidadas e cada uma no seu tempo se foi, mas nenhuma precisou de proteção policial ou foi ameaçada em sua vida ou sua integridade física.

Eu hoje perdi a mulher que mais amei na vida, mas ela sabe que pode andar por ai tranquila, que nada aconteceria a ela. Eu nunca tive talento pra Renan. Os dois Renans que conheço são seres humanos incríveis e esse Renan da ficção é só uma personificação de homens que não sabem nada sobre amor, não sabem nada sobre cuidar, são só seres egocêntricos e narcisistas.

É importante para nós homens principalmente, entender que seja para nunca mais voltar ou seja para um dia retomar de onde parou, que ciclos são feitos de ciclos e que o dia a dia mostra o que deve ser e como vai ser. É nesse lugar que eu me encontro: mais pacificado, sem ódio, ainda triste, mas cheio de certeza que o mais importante eu não vendi que é meu caráter e que eu fui fiel a mim e a tudo que eu sou e aprendi a ser.

E a vida vai seguir seu curso, mostrando as verdades que precisam aparecer e mostrando que pode demorar muito tempo, mas as peças vão se encaixar e esse mistério que é a vida vai se revelar e fazer sentido e no devido tempo, nesse kairós, tudo vai ser esclarecido e vai se ajeitar.

Sofrer faz parte...

Mas não precisa ser pra sempre!

Eu acordo quando começo a sonhar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário