Nesse tempo que as coisas estão bem agitadas e nem sempre é para o bem, fiquei pensando sobre algumas perguntas. Sabem a vida tem suas dificuldades, e eu e todo mundo, mesmo que digamos que não, somos bem alertados que elas virão um dia e que devemos estar prevenidos.
Eu tenho uma filosofia de vida: Nunca julgar, sempre analisar e dar tempo para ver o que será. É um boa filosofia, pois Jesus nos mostrou que muitos dos que o chamavam de Senhor, estavam ali para bajular e obter milagres, e não pela paz e ensinamentos úteis para vida que ele tinha. Bom, como seres humanos nós por vezes somos assim, mas nossos erros não podem determinar que somos. Jesus nos ensina no dia que ele salvou da morte a prostituta Madalena que as coisa podem até parecer ruins, mas que sempre com diálogo tudo se ajeita.
Relembrando o caso, Madalena era prostituta e cabe fazer algumas perguntas para se chagar a razão pela qual ela escolheria fazer justamente algo que poderia fazer ela sofrer.
Consideremos:
1. A sociedade onde ela estava inserida, é até hoje muito paternalista, e as prostitutas eram pessoas muito mal vistas e delas alguns homens e todas as outras mulheres, tinham um só sentimento nojo.
2. Madalena pode ter chegado a condição de prostituta de duas formas: A - Casou-se muito nova (costume local), e seu marido morreu a deixando com dívidas e sem recursos e sem um filho para socorre-la; B - Ela era uma estrangeira sozinha que veio tentar mudar de vida.
Seja como for, essa mulher, fosse viúva, fosse estrangeira, não seria acolhida por ninguém, a não ser pelas putas. A primeira lição que devemos tirar dessa hora é que nem sempre os bons cristão e pessoas de bem vão acolher alguém, por se acharem muito santos para tal.
Mas vc teólogo de plantão deve dizer, mas a Bíblia diz que ela era adúltera? Sim vc está muito certo, a palavra diz isso mesmo, o que ela não diz mas que é dito na tradição oral é que a prostituição era um modo de vida, que tanto na sociedade judaica como na romana não era proibida por lei, mas que os judeus condenavam, afinal de contas, eles eram os eleitos de Deus.
Se alguém deveria ser apedrejado era o homem casado que estava com ela, mas como a lei dos Judeus é muito complexa e não vou me ater a ela aqui, os judeus querendo pegar Jesus no nas próprias palavras dele (Fabiane sabe fazer isso bem), a levaram a ele para que ela desse seu parecer sobre o caso.
Quando chegaram até onde ele estava jogaram a mulher no chão e nem deixaram ele dizer nada, mas informaram a ele que aquela mulher era adúltera e que a lei dos patriarcas dizia que ela era digna de pena de morte. Jesus estava desenhando agachado e assim ele continuou mesmo depois de tais coisas que lhe foi contado. Vcs já pensaram por que? Jesus conhecia a vida daquela mulher, e em segundos o Deus que habitava nele viu ela desde que nasceu até ali e por isso ele permanecia em silencio.
Outra lição desse texto é que Jesus nos ensina que as pessoas devem ser julgadas levando em conta suas histórias de vida. Não é por que dirigindo numa estrada escura, matamos um animal que fazemos isso sempre, não levar em consideração por que uma mãe resolveu correr o risco de roubar para dar de comer, mesmo sabendo que é errado, é leviano.....julgar quem quer que seja por um único fato é pedir para receber exatamente isso de volta no futuro, e como diz um poeta popular: "Quem bate, não chora, não lembra, quem apanha nunca esquece"
Depois que Jesus viu tudo ele sem olhar para ela, disse: "Quem nunca tiver cometido pecado, seja o primeiro a atirar a pedra". E o texto diz que um a pós o outro foram saindo até que não sobrasse ali mais ninguém, a não ser Jesus e ela.
Ele então perguntou a ela onde estavam os que a acusavam e de pronto lhe disse: "nem eu te condeno...vai agora e não volte a pecar".
O filho do homem andou com gente que não valia muita coisa para as coisas da matéria, mas ele os fez serem especialistas no que diz respeito a alma e a nós cabe perguntar todo dia se estamos prontos para tirar pedras ou se estamos como aquela mulher, cheio de falhas, ou por que a vida nos levou ali, ou por que escolhemos....o que importa dizer é que Jesus está pronto para um perdão completo, quando nosso arrependimento é completo. Eu me pergunto por que essas pessoas me odeiam e me julgam, se não lhes fiz mal algum, e embora acredite que um dia tudo vai se ajeitar, vou demorar para dar a eles um amor completo como queria fazer antes.
A postagem dos medos quer sair....
Nenhum comentário:
Postar um comentário