segunda-feira, 9 de janeiro de 2023

É PRECISO CARA E CORAGEM PARA DISCUTIR!


 Eu não sei...
Na verdade eu nunca sei de muita coisa...eu apenas sinto!

Já são 71 dias...
Já são 21 dias...

Retorno a vocês com esse assunto de novo, porque mais uma vez, parado em frente a televisão, em plena novela das 19h, sou outra vez lembrado que o ser humano é foda e dessa vez não é no bom sentido.
A cena era na reunião das mulheres de terno laranja - que na minha visão é uma confraria de mulheres cheias da grana, que fazem uso de suas posições, status e grana pára ajudar e promover justiça para outras mulheres que não tem condições para tal -, e a conversa eram os relatos das três últimas namoradas do tal Renan, que é interpretado pelo filho do Fangundão.

O que mais me pegou nesse diálogo é como após xingamentos e acusações, o malandro vem como falas doces, que levam suas vítimas a uma sensação de "será que eu não estou fazendo isso mesmo?" ou "será que não estou bancando a louca?", e nesse jogo de morde e assopra, no geral é mulher que se fode. 

Mais uma vez eu aqui reitero que, se você viu alguma cena de abuso dessa personagem ou ouviu os relatos das coisas que ele fazia e não sentiu ojeriza, você precisa rever seus conceitos muito rapidamente. è fato que existem homens bons e eles são maioria, mas é preciso ter a certeza que nenhum de nós está livre de um dia se tornar um "Renan". Basta uma ação, basta confundir só um pouco e basta só você se deixar levar por aqueles diabreteszinhos que falam no seu ouvido que vc se fode todo. 

Eu tenho certeza que não fui perfeito na última vez que namorei na vida, mas tenho certeza que nenhuma das minhas namoradas, e a mais duradoura, se quiser pode falar ao contrário, não tem do que reclamar. Eu sou sim, como todo ser humano falível, ciumento e me controlo muito pra não deixar-me ser dominado por ele, mas nas poucas vezes que perdi a linha, em nada se compara com as loucuras da personagem e vê-lo, me fez revisitar todas as vezes que fiz algo que eu considerei abusivo e me desculpei e procurei não repetir. O problema é que eu nem sei mais o que é verdade ou mentira, pois em nome de não machucar a pessoa que estamos mentimos e a mentira é foda, ela destrói tudo. Eu sempre prezei pelo diálogo e toda vez que perguntei se estava sendo abusivo, ouvi sonos "não" como respostas e mesmo que eu tenha sido levado a crer que não, muitas vezes eu me desculpei por ter a minha própria consciência como juíza de que algo precisava ser mudado para melhor.

Mas o fato é que eu e vocês que estão lendo, sejam homens ou mulheres, podemos ser os novos Renan e não tem como você não se perceber disso. É preciso que essa discussão saia dos ambientes da ficção e seja mais e amis debatido, pois como já falei em um post passado muitas vezes é a morte da mulher. Isso não pode ser relativizado, diminuído ou silenciado, pois enquanto escrevo, pode ser que uma mulher esteja sofrendo coisas piores e ninguém esteja sabendo. Não podemos nos calar, precisamos trazer esse tema sempre para as rodas de conversa, pois ele é de vital importância e vidas estão em jogo!

Eu acordo quando começo a sonhar!
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário