Eu não sei...
Na verdade, eu nunca sei de muita coisa...eu apenas sinto!!!
Dia 269!
Dia 249!
Faltam 49 dias!
Acho que começo querendo dizer que, é difícil contar o tempo!
Revendo minha anotações percebi que já faltam só 49 dias pra Corrida do Círio e que uma jornada longa está perto de sua conclusão!
Mas hoje nem era sobre isso que gostaria de falar, mas sim que de sábado pra cá a vida, o tempo e o destino vieram me mostrar coisas!
Tudo começo na terça!
Eu tive o sonho mais escroto e mais tenso e real que eu já tive na vida e como a história da minha vida já provou por A + B, quando eu tenho sonhos, muitas vezes com alguma coisa é de se prestar a atenção pois eles querem me dizer coisas. Teve um que me atormentou por anos e no fim ele tava certa, eu vivi exatamente o que aqueles sonhos me diziam!
Mas esse, de terça, vou falar só amanhã, mas ele me avisava sobre mim e sobre algo que eu fiz umas 3 vezes na vida e na última, quase foi a última! Eu morri!!!!
Mas passou o tempo e a influência desse sonho me fez desistir de ir correr a Corrida Eco do Bem desse fim de semana porque havia risco de num assalto eu reagir. Para onde eu ia e que seria a largada da prova, pelo horário seria perigoso! Preferi pós festa da dindinha voltar pra casa e deixar pra lá. Eu só ouvi meu desconfiômetro gritar e me resguardei!
Mas vivemos um sábado lindo...
Eu daí daqui com duas mochilas: uma para a festa e outra para a corrida, pois eu ia dormir na minha segunda casa no Umarizal, onde acabei ganhando um quarto nos dias em que não queriam me deixar sozinho! E foi tão lindo ver a alegria da minha pequerrucha...Eu já disse no post de domingo que foi maravilhoso perceber que com o tempo eu virei aquele tio favorito, que sempre que a mamãe vai lá, ela quer saber quando eu chego, se eu vou, que pede pra vô fazer chamada de vídeo porque quer ver o "tio Dom" e que quando estou lá, a gente vai pra piscina, brinca no parque, vai comprar pão junto, que pede colo e quer que eu dê comida pra ela e que sempre aceita cantar cantar e dançar "Boneca de Lata" dezenas de vezes até ela cansar!
Meu coração ficou e fica quentinho!
Domingo a festa foi dupla!
Festejamos e celebramos a vida do mano, no alto de seus 47 anos e por uns 30 segundos eu olhei aquilo, a vida dele como ela é e fiquei feliz de vê-lo realizado. Eu sei que não vou ter filhos, esposa, que vou estar sempre sozinho mesmo rodeado de muita gente e tempo provou que eu sempre estive só, que eu era um capricho pra muita gente e talvez eu ainda seja....
Mas eu sou um idiota por me sentir feliz pelos outros e ajudá-los sempre que eu posso, mas se isso é ser um idiota derrotado, vou terminar meus dias sendo para sempre um idiota!
Algumas pessoas podem achar que o passado não deve ser considerado, mas se o passado não for acertado, vc pode ir muito longe, mas ele sempre vai te assombrar!!!!
Eu sei!!!!
E aí, quando tudo acabou, depois de rirmos juntos, depois de falarmos de passado e futuro juntos, de vivermos esse presente tão gostoso, ontem, estava eu assistindo televisão, mamãe se levantou, foi deitar e em vinte segundos ela me chama e me diz que o tio Canhoto, que na foto é o homem da direita, de regata, havia falecido!
Não importa mais o causa mortis, importa que o tio se foi e ninguém esperava e nos grupos da família o silêncio pós comunicado foi ensurdecedor! Ninguém ousou dizer nada!
Tio Canhoto, seu nome de batismo era Orlando, é marido ou agora, foi marido da tia Maria Auxiliadora, que a gente só chama desde crianças de "Tia Auxiliadora", que na verdade é irmã da minha saudosa mãe Benedita. Das três irmãs, Vó Bené, Tia Joana e a Tia Auxiliadora, só a primeira não está mais entre nós. Tia e tio se conheceram em Abaeté, vieram de lá pra cá e aqui tiveram seus filhos no Jurunas.
O que eu sei sobre o Tio Canhoto é que esse apelido, Canhoto, vem do termo Canho, um dos nomes para diabo, referente a lado esquerdo, coisa dos nossos antepassados e que realmente ele foi um cão na juventude, que batia na titias com a cara cheia de cana e essa era uma realidade lá nos anos 70 nas periferias de Belém e que ainda persiste por muitas periferias afins!
Mas o Tio Canhoto que eu conheci era um senhorzinho bondoso, sorridente, marceneiro de mão cheia que ensinou esse ofício para 3 filhos, mas que apenas um seguiu esses passos e que era um membro da igreja que o tio Edilson era pastor...Já não era mais o beberrão drogado dantes....
É esse homem de quem hoje fui me despedir....
Despedir e agradecer pelo amor que sempre teve comigo, tio que me mimava sempre que eu tava lá, que sempre fazia questão de ao ver ele pelas ruas daqui, para pra tomar benção e saber como estava! Perdemos todos!
Meu amigo André Leemax, esses dias, devido ao falecimento precoce do Platô, cunhou uma sentença que achei muito acertada: A vida é uma loteria, assim também é a morte, pois não sabemos onde vamos nascer e nem quando vamos morrer! Pode ser qualquer um de nós e não sabemos quem vai ser!
A gente vive achando que nunca vai morrer, e, muitas vezes no nosso egoísmo egocêntrico, somos bem filhos da puta com quem a gente julga desprezível, inferior, descartável, mas mesmo assim, nos achando sem alma, a gente sente dor. E algumas vezes a morte vem e se vc foi filho da puta em vida e se vai, as pessoas vão lembrar de vc como um filho da puta, algumas podem até não saber, mas as que sabem essas vão ficar felizes por vc ter saído da vida, porque vc foi filho da puta com elas e diante da realidade da morte, não tem mais como vc pedir desculpas, consertar a merda que vc fez, se redimir, ou até voltar atrás, porque a pessoa que vc fudeu, do corpo até alma tá morta!!!!
Então não seja filho da puta!!!
Podem até te chamar de besta, mas nada, absolutamente nada pode comprar paz de espírito e se vc é, foi ou está sendo filho da puta com alguém, se vc tá se sujando com vinganças, não há paz, não haverá paz pra vcs!!!!
Mas, dito isso, no meio de toda essa merda e, também sob a terrível notícia que o pai do Jefferson Gordo se foi hoje e o tio era nota mil. Dói muito em mim porque o gordo perdeu a mãe dele não faz um ano e agora o pai!!! Mas em meio a tudo isso a vida e seus mistérios nos trouxe há um mês o pequeno Gabriel, que tem sido motivo de alegria e fortalecimento de laços na casa da Tia Ana!
Hoje perdemos muito, ganhamos muito há um mês e a vida, ela vai seguindo seu fluxo, não sabemos quando chegará um novo ser e nem quando perderemos de novo, oxalá que por mais cem anos possamos celebrar vidas e não chorar os nossos, mas uma lição fica: viver com amor, celebrar as conquistas, apoiar quem precisar e não seja SON OF A BICHT!
Eu acordo quando começo a sonhar!
Nenhum comentário:
Postar um comentário