quarta-feira, 11 de janeiro de 2023

SONHAR NÃO CUSTA NADA?


 Eu não sei...
Na verdade eu nunca sei de muita coisa...eu apenas sinto!

É o septuagésimo terceiro dia!
É o vigésimo terceiro dia!

Quem lê esse monte de asneiras que escrevo já sabe que há mais de setenta e dois dias, estou enfrentando enormes dificuldades para dormir. Isso é só um dos problemas que venho enfrentando nesse período terrível e raro é o momento que consigo dormir mais de quatro horas por noite. Faz parte desse processo que não é vanguarda pra mim, mas que cada vez que se repete, traz consigo, novas dores, novas ansiedades e são tantas novidades que me levam ao limite.

Para conseguir mínimas horas de sono, como vocês já sabem, venho submetendo meu corpo a rígido corte de peso e corridas diárias que tem como objetivo mister de me fazer colapsar e poder dormir as sonhadas oito horas de sono recomendadas pelos médicos. Fudeu, nada deu certo! Já tentei de tudo: chás, infusões, matos variados, receitas de vovós e tudo que vcs podem imaginar. Já ouvi música chinesa, cantonesa, sons de chuva com trovões, sem trovões, ouvi palestras, reflexões da Monja Coen e um cem número de coisas. Me sobraram os remédios de tarja preta, gentilmente oferecidos pelo meu amigo doutor, mas os médicos da família se recusam a tal coisa por acharem que isso poderia ser em algum nível viciante.

Sigo ou sem dormir a noite toda e ai, eu fico aqui no pc absorvendo conhecimento ou fico deitado olhando para o teto, e, às vezes com alguma sorte durmo de uma a duas horas por noite. Que esse combo pode e vai me fuder num futuro eu já sei, mas eu não consigo dormir e não sei como fazer isso melhorar e se tem algo que eu gostaria muito era isso: poder dormir a noite toda!

Mas curiosamente, na noite passada nessa uma hora de sono eu sonhei...

As culturas mais antigas tomam os sonhos como avisos ou presságios dos deuses a respeito de coisas que nos sobrevirão. os pais modernos da psicanálise e psiquiatria já nos dizem que sonhos são só a ação do nosso subconsciente inconsciente trabalhando para armazenar memória ou só aliviando nosso já estressado cérebro. Para os místicos, sonhos são avisos sobre passado, presente e futuro e devem ser muito bem interpretados sob o risco de fazer merda se não souber ler nas entrelinhas...

Seja como for, eu sonhei...

Talvez eu já tenha falado por aqui, mas sempre tive muito cuidado ao comentar sonhos com algumas pessoas. Meus sonhos mais recorrentes dos últimos nove anos eram sobre ser traído ou abandonado e sobre isso, melhor mesmo é deixar pra lá, porque seja o que for não é escopo desse texto. O fato é que quem me conhece muito a fundo sabe que eu trabalho muito pra poder ter controle de mim nos meus sonhos e tem sempre uma coisa que acontece comigo desde que me entendo por gente nos meus sonhos que eu nem tenho controle e que não acontece sempre, mas quando acontece é pra ficar ligado!

Eu posso estar sonhando com os ursinhos carinhosos, mas se no sonho um cavaleiro que se parece muito com uma mistura grotesca de Dementadores com os Nasgul, aparecer montado num cavalo de ébano e ele apontar o dedo pra mim, pode ter certeza que alguém muito próximo vai morrer e se ele apontar pra uma pessoa que faça parte do sonho, alguém próximo dela vai morrer e se ele só aparecer no sonho, alguém vai morrer. A minha vida toda, mais precisamente na infância eu achava que tava louco. Mas só ao me tornar adolescente essa porra começou a fazer sentido pra mim. Mas eu ainda me lembro da primeira vez: uma noite antes do tio José ser baleado e morto eu sonhei que estava vendo tv na sala de casa, televisão de tudo, botão barulhento, sala com paredes brancas e a estande preta cheia de canecas da mamãe, dadas pelo meu pai. Eu no sonho ouvi a vó Benedita me chamar, eu fui até o meu quarto e ao chegar lá não era ela que me chamava, mas ele, montado em seu cavalo que preenchia todo o cômodo e seu dedo famélico apontou pra mim e no sonho eu senti frio....

No outro dia, tio José recebeu uma bala, no igarapé da Loura, onde agora é o Guajará dois e dele vivo eu só lembro dele agonizando no táxi amarelo de quadradinhos azuis chamando pela minha vó....

Coisa assim se repetiram pela minha vida toda, mas eu só passei a ver sentido, como já disse aqui ao me tornar adolescente. A lista é grande: Edilson, vô Evanovich, Tia Fátima, Tio Manoel, Tia Maria, mãe Benedita....papai! Não houve um que não me fosse avisado, mas muitas vezes eu quis ignorar esse avisos porque eu não quero que me chamem de maluco. Dizem por aí que sagitarianos são muito ligados as coisas espirituais e sobrenaturais. Eu sempre fui curioso quanto essas coisas, mas ao mesmo tempo sempre fiz questão de ignorar essas coisas em mim porque eu não quero que me chamem de maluco...reitero!

Essa noite, sonhei com uma pessoa muito amada por mim e ali, naquele momento em que aparentemente era pra ser feliz, eis que ele me apareceu. Fechei meus olhos pra não ver ele apontar pra mim, mas ele não o fez. Abri meus olhos na certeza que ele estaria apontando pra mim e era melhor encarar essa porra logo, mas ele ficou lá, parado, inerte como que se fixasse seu olhos na pessoa que estava comigo e nesses 42 anos de convivência com essa entidade grotesca que me avisa sobre tantas dores, ele nunca, nunca fez aquilo! 

Eu não sei o que vai acontecer....mas acho que ainda não sou. Acho que quando for aminha vez ele mesmo vai me tocar e eu vou saber. Desconfio que seja alguém próximo da pessoa que tava comigo, mas que eu saberia quem é e iria tentar fazer algo e como no esquema da morte não há mesmo o que fazer quando chega o dia ele ficou lá parado pra evitar fritar minha mente mesmo. Não direi quem estava comigo nesse sonho, mas espero que não seja ainda a hora da pessoa que me veio à mente.  

Mas o sonho em si foi bom....

Mas todo sonho está fadado ao peso esmagador da realidade e ao despertar vi que era só um sonho, uns minutos de fuga da realidade e que eu estou aqui, vivendo esse tempo ruim e que a única coisa que a minha mente poderia me fazer era me inebriar com o sonhar. Tem um samba da Mocidade de Padre Miguel dos anos noventa, que por acaso venceu o carnaval daquele ano, que afirma que "sonhar não custa nada", que "eu mergulhei nessa magia (do sonhar), que era tudo que eu queria para esse carnaval", mas que havia a esperança de "transformar o sonho em realidade", guiados pela "estrela de luz". 

Se sonhos são avisos, ação do nosso inconsciente ou só informação inútil que nosso cérebro quer jogar no lixo eu não sei, mas essa noite que ficou pra trás ainda vai revelar seus propósitos num tempo kairós!

Eu acordo quando começo a sonhar!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário