terça-feira, 28 de abril de 2015

COMO PAIS E FILHOS...



Oi pessoas... 

Já tem uns dias que não posto nada aqui, confesso, as vezes bate aquela preguiça clássica e outra, escrever no blog ainda é algo bem novo pra mim, mas vou me acostumar.
Como vocês devem ter percebido, tem um tempinho que o Endressy não escreve aqui, já que eu (ou como ele amorosamente me chama, sorriso de mil sóis) fiquei a cargo das próximas postagens.
Pois bem, na nossa última conversa via Skype ele me falou que Deus o havia inspirado a falar sobre um tema que pode parecer polêmico mas que nos nossos dias é bem importante falar: sobre a importância dos pais darem mais atenção ao que os filhos tem a dizer. O engraçado que umas semanas atrás tava pensando em falar sobre isso, mas resolvi deixar pra depois.
Mas pra mim, talvez essa seja a hora certa pra isso.

Quando somos jovens as coisas parecem mais simples do que deveriam ser, mas podem ter certeza. Não é! Todo mundo que já passou pela adolescência sabe o quanto é difícil lidar com várias questões e uma delas, talvez a maior de todas seja a relação com os pais ou a falta dela. Quando se é criança tudo é mais fácil, até mesmo para os pais, porque eles não questionam, ou melhor, não questionavam até uns 10 anos atrás. Eu digo isso porque o que tenho visto muito é a inversão de papel entre pais e filhos, mas isso vai ficar pra uma próxima postagem.

O fato é que os adolescentes em geral não se perdem simplesmente porque querem. Ninguém se perde porque quer. Muitas das vezes falta uma orientação melhor do que pode ser feito, mas alguns pais não entendem assim. Acham que isso é uma fase, que logo vai passar. Mas mal sabem eles que isso só pode ser apenas o começo de uma vida cheia de insegurança, que pode levar a uma série de escolhas e ações erradas, mas que poderiam ser evitadas se eles dessem mais oportunidade para os filhos falarem o que sentem. 

Pode ser maluco, sem noção da minha parte o que eu coloco aqui, até porque eu nem sou mãe ainda. Daí alguns vão dizer: "mas eu já faço isso!". Daí eu pergunto: "será que fazem mesmo, ou só o que fazem é julgar sem ouvir o que o filho tem a dizer?" 

Os adolescentes também tem opinião, eles sempre tem algo a dizer, mas acabam ficando acanhados, com medo de falar algo que pode parecer absurdo demais ou com medo da reação dos pais. Lógico que cada caso é um caso, nem todas as famílias são iguais. Algumas são mais unidas, outras nem tanto. Tem umas que já nem existem mais, só ainda não se deram conta disso.

Acredito que numa relação saudável entre pais e filhos, um pode aprender muito com o outro, já que o ensino é uma via de mão dupla. Eles podem sim se ajudar, compreender o mundo um do outro. 

Falo isso tudo, não é por caso. Não há uma conversa entre eu e minha mãe que não acabe em discussão justamente por ela não me escutar e procurar me compreender. Mas tenho que fé que um dia ainda vou conseguir!   


quinta-feira, 16 de abril de 2015

COISAS SOBRE A AMIZADE


 Oi pessoas!

Bem, esses dias estão bem corridos, eu com o trabalho e o Dem com o TCC e esse ano vai ser de muita pressão, muita mesmo e quem já passou por isso sabe bem como é.
A vida é muito engraçada e eu um tanto estranha em relação a algumas coisas, e uma delas é a amizade. Bom, amizade é uma coisa muito relativa pra mim, nunca fui de ter muitos amigos e os que eu tenho posso contar no dedo, literalmente. Eu acredito que é assim, amizade é vc se preocupar com o outro, convidar ele para qualquer coisa que se seja, mesmo sabendo que ele diga que não pode, mas isso mostra que um se importa com o outro, é certo que a correria do dia a dia as vezes não deixa, nós como meros mortais e com milhões de coisas na cabeça, mas tem aquele momento de pelo menos perguntar como a pessoa está, perguntas das boas e por que não das ruins também?!
Enfim, das pouquíssimas amizades que eu tenho, umas delas se perduram por anos, tipo aquelas do tempo em que a gente tá saindo das fraldas, deixando a mamadeira e indo pra escola, mas lógico que a vida nos leva pra caminhos bem diferentes, como o curso na faculdade, a religião que escolher seguir ou as merdas que fazemos, mas que sempre sombra um tempo, ou pelo menos no dia do aniversário rola aquele minutinho, mesmo que seja pouco da atenção pra desejar um Parabéns. Talvez seja coisa da minha cabeça, mas muitas amizades hoje em dia tem muito daquele interesse do que um possa proporcionar a outro de forma material e acabam esquecendo do que realmente importa. 
É... pode ser só coisa da minha cabeça mesmo!

terça-feira, 7 de abril de 2015

DA SAUDADE NO DIA DO SEU ANIVERSÁRIO!!!



Começar algumas coisas pra mim sempre foi meio difícil e hoje começar esse post está sendo uma dessas coisas, mas vou conseguir... (tentei encontrar uma foto nossa, mas lembrei que não eramos muito chegadas a essas coisas)

Sabe vó, esse tempo sem a senhora aqui está sendo bem difícil, a saudade cresce mais a cada dia que eu percebo que não vou ter mais a senhora aqui pra poder cuidar, me esperar do trabalho pra poder tomar aquele café no finzinho da tarde, torrar ou melhor queimar o pão do jeito que a senhora gostava. Mas nem sempre foi assim. A senhora foi guerreira do começo ao fim da vida e era essa sua força que mais me admira. Sempre uma mulher ativa, conseguiu criar praticamente sozinha seis filhos como lavadeira, sem vergonha nenhuma, lógico que teve a ajuda da mãe, mas fazer as coisas que a senhora fez, mesmo com o corpo cansado de tanto trabalho, ainda conseguiu cuidar de mim. 

Serei eternamente grata por tudo que a senhora fez por mim... das vezes que me defendia quando a mamãe perdia a paciência comigo, pois como já disse aqui, lidar comigo não é das tarefas mais fáceis e foi uma verdadeira heroína, da paciência quando eu ficava doente... bom, não era fácil, mas sabia que podia contar com a senhora.

Os últimos anos foram bem complicados pra todos nós, mas com certeza muito mais pra senhora, que sendo a fortaleza que era (pois era muito raro vê-la derramar uma lágrima que fosse), ver que seu corpo não era mais ágil, mais esperto como antes foi um baque muito grande... e eu vi que ser dependente dos outros para as tarefas do dia-a-dia não era do seu agrado, já tão acostumada a fazer tudo de forma independente... (ainda acho que isso dever ser comum das mulheres arianas). Mas aí que eu lembrei da sorte de uma ter a outra, pois puder fazer tudo aquilo que a senhora fez por mim... pra falar a verdade gostaria de ter feito mais.

Exatamente hoje, se a senhora estivesse conosco, iria completar mais um ano de vida... mas acho que sua missão aqui foi cumprida de alguma forma e seus ensinamentos ainda permanecerão em cada um de nós... enfim, isso é um pouco do que precisa lhe falar... sei que de onde estiver, estará olhando por nós... Te amo muito minha vó!


    
 

domingo, 5 de abril de 2015

UM RESUMO DA CAMINHADA ATÉ AQUI!



Oi pessoas...


Já faz um tempinho desde a última postagem (preciso melhorar isso)
Hoje não é um do meus dias mais inspirados, mas não deixa de ser um dia especial. Completo mais um ano de vida e pelo jeito que comecei a viver,  tinha tudo contra para eu não estar aqui hoje escrevendo essas linhas. 
Mas a vida é tão cheia de surpresas que hoje só tenho a agradecer pelos presentes que Deus me deu. Talvez eu não seja a melhor das pessoas, mas sou o que as pessoas veem e isso ninguém pode me tirar. Vai ver por isso que mamãe se encantou por mim quando me viu pela primeira vez. Mesmo não querendo despertar atenção de ninguém,  tem sempre alguém que me enxerga de um jeito que pouquíssimas pessoas são capazes de conseguir. Não sou uma pessoa fácil de lidar, acho que pela minha teimosia e orgulho e quem convive comigo sabe bem disso, e não foram raros os dias que achava que não ia conseguir alcançar meus objetivos por medo de decepcionar as pessoas. 
Mas Deus foi muito grandioso comigo, me deu uma família que na medida do possível cuida de mim e me ama de um jeito meio estranho, além de um namorado incrível e que só tenho que gradeço Deus por ter me dado ele. O que sinto por ele não chega nem perto do pensava que poderia sentir por alguém e cada momento que passamos juntos tem sido maravilhosos, sempre cheios de paz, amor, felicidade... felicidade essa que pensei que não ia mais sentir por que um pedaço meu foi embora e só o que ficou foi a saudade e as lembranças... mas aí ele chegou e fez eu me sentir a pessoa mais amada e realizada a cada segundo. Desde então ele tem sido meu companheiro, amante, amigo, conselheiro e com a certeza de que ele será um esposo e pai incrível!
Não posso deixar de falar dos amigos que fiz até aqui... atenciosos na medida do possível, cada um do seu jeito, ter eles perto é sempre bom!

Até a próxima e uma Feliz Páscoa a todos!



UM AMOR MAIOR QUE EU: ou dos motivos porque te amo tanto!


É muito mais que eu poderia imaginar.....
Eu não sei dimensionar isso que eu sinto por vc e que só sei definir como amor. Um amor maior do que eu achava que sabia ter, que eu não conhecia até que vc entrou na minha vida e não existe uma forma que eu possa usar para retribuir essa felicidade coma qual vc me contaminou desde o primeiro dia que vi vc na minha frente.

Teu amor por mim é como um dia de sol no meio de um campo todo verde e com um riacho que faz um barulho que relaxa a alma. É como tomar banho de chuva numa sexta de tarde....receber depois aquele último raio de sol antes de voltar para casa.
É como aquele cheirinho de cuzcuz no domingo de manhã, e é igual a comer bolo de chocolate e ficar todo lambuzado sem ligar se vai ficar tudo sujo ou não. Teu amor é como correr de encontro ao vento de um sábado qualquer...cabelo esvoaçando, brisas sem fim e teu amor é como lambida do teu cachorro quando vc chaga em casa fazendo festinha por que estava com saudade de vc.

É cheirinho de criança recém nascida, é bolo de laranja com café....é meu filme favorito, minha musica que me faz sonhar e também é meu sonho mais lindo...real como abraço de um amigo que vc não vê a muito tempo....é dizer que eu te amo depois de me perder nos teus cachos....

Sabe Eliete...eu sei que vc sabe e que nenhuma das palavras que digo aqui deixei de te dizer, mas eu quero sempre te fazer saber o quanto o te amor me salvou, me trouxe a vida e o sorriso que eu tinha resolvido colocar numa caixa e enterrar no quintal. Vc que se achava e às vezes se acha tão incapaz/incompetente, conseguiu fazer com que eu que tinha desistido do amor, me empenhar até a desistência para te fazer entender que te amo....deu trabalho, mas vc viu e hoje essa tal epidemia de amor que eu tenho é tudo culpa desse teu sorriso que me tirou das trevas que eu havia escolhido e agora que vc está aqui, perto das minhas mãos, eu não consigo imaginar felicidade sem vc aqui do meu lado.

Vc que é meu amor, amiga, amante, cúmplice....tudo numa só mulher é com certeza a razão de eu querer tanto ser melhor....Então eu te desejo....que vc seja mais feliz do que é hoje, mais forte, mais gigante, mais tudo e que vc conquiste tudo que planejar , por que meu amor amor por vc é desses que não ligam se vc vai ter o melhor salário ou se vai ter maior destaque....eu só quero estar do teu lado pra ver que vc tava errada...que vc chegou mais longe do que imaginou, que vc pôde fazer muito mais coisas do que pensou e que vc com seu amor mudou uma pessoa....no caso eu...te amo, e sempre vou amar....